Seja bem vindo(a)!!!!

A Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria da Vitória agradece a visita e espera sugestões.


LEMBRETES:

DIRETORES(A)
CUMPRA AS DATAS PREVISTAS!!!!
TRAGA SUA FOLHA DE PAGAMENTO SEMPRE ATE O DIA 20 DE CADA MÊS, EVITANDO MAIORES PROBLEMAS.
FIQUEM ATENTOS AOS PRAZOS DA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PDDE/PDE E MAIS EDUCAÇÃO.
O PRAZO DE ENTREGA DA ATA DE RESULTADO FINAL SERÁ ATÉ O DIA 20 DE DEZEMBRO DE CADA ANO.
* O INICIO DE COLETA DE DADOS DO EDUCACENSO 2014 SERÁ DIA 28/05/2014. PROCURE A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO.



terça-feira, 27 de março de 2012

CRECHE CRIANÇA CIDADA


As mais de 200 crianças atendidas pelas 3 creches mantidas pela Prefeitura receberam uniformes escolares. A distribuição dos uniformes faz parte de uma série de ações planejadas pelo governo municipal junto a Secretaria Municipal de Educação para valorizar o papel da creche na formação da criança. A meta é instituir uma padronização em todas as unidades e consolidar um projeto de educação infantil. 

Na entrega foi feita uma reunião objetiva para explicar aos pais e funcionários o regimento interno das creches, a importância da educação infantil e a relação entre a equipe de trabalho e as crianças.

2ª CONFERÊNCIA TERRITORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


“Mobilizando, implementando e monitorando a política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes da Bacia do Rio Corrente”. Este é o tema da 2ª Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente sediado em Santa Maria da Vitória - Bahia que teve início na manhã desta quinta - feira, 22, no auditório do Hotel Carranca. 

Participou também os municípios de Coribe, Cocos, Jaborandi e Correntina e como município convidados as cidades de São Felix do Coribe e Canapólis os Representantes desses municípios da região e do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente/Ceca estão participando do evento que tem o objetivo de mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos, além de constituir-se como etapa preparatória para a VIII Conferência Estadual que acontecerá no mês de maio, em Salvador.

Abriu a programação da Conferência Territorial apresentando a equipe colaboradora e falando da satisfação do município em sediar um evento tão importante e promissor, o Presidente do CMDCA o Sr. Flávio Ribeiro Suque. 

A Escola Arnaldo Pereira trouxe pra agraciar a Conferência “As Emilias” que apresentaram uma coreografia de dança, encantando a todos os participantes, e no segundo momento a coreografia das “Lavandeiras”, onde destaca a valorização cultural da nossa região.

A mesa de abertura do encontro contou com a presença do Representante da Criança e do adolescente Alan, o Prefeito Pe. Ámario, da Secretária de Educação Edlar Gomes,  Representante da Assistência Social, dos Promotores de Justiça o Dr° Rodrigo e o Drº Tiago, como também o Juiz de Direito o Drº. Oclei, O Delegado Regional o Drº Nei Brito, Representante da Policia Militar, Representantes do CECA, dentre outras autoridades municipais. Onde os mesmos contribuíram na discussão e levantamento das propostas a serem definidas pelo eixos temáticos. 

 O prefeito Municipal destacou a importância da Conferencia, como um espaço legítimo e deliberativo para que governo, sociedade civil, sistema de garantia dos direitos, adolescentes e demais entidades, se reúnam, discutam e definam a política da infância e da adolescência no País e a participação do Ministério publico e do poder judiciário na conferencia territorial é fundamental para a consolidação das propostas na implementação de políticas públicas para crianças e adolescentes.
Coordenadora Vanessa declama Poema de Carlos Drumond " O Centenário"


segunda-feira, 19 de março de 2012

CURSO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO NA MIDIA - PARTE II

 
 
 
O municipio de Santa Maria da Vitória - Bahia cediou o 1° Encontro Presencial do Curso de Educação na Midia no dia 16 de março de 2012 na UAB.
 
 

quinta-feira, 15 de março de 2012

Homenagem Especial da Educação


Ao completar 109 anos no dia 03 de Março, Sr. Aldegundes Pereira de Castro recebeu em sua residência, familiares e amigos para um delicioso almoço comemorativo.
Ao longo de sua vida, prestou serviços à sociedade santa-mariense na área cultural, econômica e religiosa durante muitos anos, exercendo em sete mandatos a função de vereador, quando ainda não eram remunerados. Teve a iniciativa de elaborar o projeto de Lei nº 118 de 1967 e o de nº 33 de 3 de Maio de 1974, respectivamente, onde estabeleceu a data 26 de Junho como feriado e dia do aniversário de  Santa Maria da Vitória, e dos projetos que criaram a bandeira e o brasão do município.
Aldegundes como político, soube zelar do Patrimônio Público e divergir dos adversários políticos de forma respeitosa, a ponto de conquistar a admiração dos mesmos.
Hoje, aos 109 anos, ele agradece a Deus o dom da vida e sente-se realizado ao lado dos familiares.
Rosa Tunes
Fonte: Comercio hoje 
http://www.jornalcomerciohoje.com.br/index.php?page=news&op=readNews&id=587&title=Parabens-ao-Sr--Aldegundes-pelos-seus-109-anos-de-idade

sexta-feira, 2 de março de 2012

DIA DA MULHER

                         
 8 DE MARÇO - DIA DA MULHER 

As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.
 



Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.
 
 

 A Secretaria Municipal de Educação deseja a todas as mulheres, em especial as PROFESSORAS "PARABÉNS PELO SEU DIA"!

LITERATURA INFANTIL



 “Como a filosofia nos ensina a viver e como a infância tem sua lição tanto quanto as outras idades, por que não no-la comunicam?”
Montaigne, apud Cecília Meireles




Contentar-nos com histórias de príncipes e princesas, feiticeiras e dragões, como se fossemos ainda crianças. Maravilhar-nos com o encanto das entrelinhas que só conseguimos vislumbrá-lo quando tomados por uma sabedoria lapidada pelos caminhos da filosofia.
Pensando nisso, a equipe da SEMECE leva as Unidade de Ensino a magia e o encanto da Literatura Infantil.  Iniciou -se na Escola Municipal Evangelica Assembleia de Deus no dia 02 de março de 2012, os alunos, professores e toda a equipe da escola, ficaram maravilhados com a magia da literatura.


quinta-feira, 1 de março de 2012

A EDUCAÇÃO ACONTECE!



No último domingo, dia 26 de fevereiro de 2012, acompanhado de  uma Comitiva  de cidadãos e cidadãs  santa-marienses, o prefeito Pe. Amário e o vice Plínio Leite, os Secretários Municipais, coordenadores, assessores e equipe, se deslocaram aos distritos de Inhaúmas e Mocambo com o objetivo de apresentar  e autorizar a execução de dois projetos  aprovados  pelo  FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
 
Sendo Uma Quadra Poliesportiva para a comunidade de Inhaúmas  que será construída na Escola Municipal Júlio  Francisco dos Santos,   e uma Quadra Poliesportiva na Escola Jeremias Rodrigues da Silva na Comunidade de Mocambo. Ambos os projetos  custarão ao Governo Federal o equivalente a RS 484.000,00 [ Quatrocentos e Oitenta e Quatro mil Reais ]. 

As referidas obras tem prazo de execução e serão entregues de acordo o cronograma previsto.  O prefeito Municipal  em seus  discursos em cada localidade ressaltou a importância  dos  empreendimentos para o aprimoramento da educação da juventude  e o uso social dos equipamentos em diversas atividades comunitárias, não só nos locais contemplados ,más  também servirá às comunidades adjacentes. Para ele  os benefícios  é uma conquista do próprio povo que sempre reivindicou, idealizando um futuro de desenvolvimento. Parabéns para todos os munícipes.!  

Fonte: Jornal Comercio Hoje